OFICINAS

Nas oficinas de prática instrumental da Soarte, buscamos desenvolver, além do aspecto técnico, habilidades musicais fundamentais que permeiam todo o fazer musical.  Em nossos cursos oferecemos conteúdos e vivências práticas que abrangem diversas áreas, tais como: Alfabetização Musical, Percepção Musical, Coordenação Rítmica, Boa Postura, Qualidade de Respiração, Afinação Coletiva, Formação de Repertório e Criatividade.
 

VIOLÃO - TERÇA-FEIRA 18H15 ÀS 19H15 / PROF. EDMAR SOUZA


Um dos instrumentos mais conhecido no mundo, principalmente, no Brasil, o violão está presente no campo e na cidade, em diferentes gêneros e estilos como MPB, Choro, Pagode e Jazz. É um instrumento básico, bastante usado por artistas em carreira solo, bandas e orquestras. É também um dos mais procurados por quem está iniciando na música. Podem participar pessoas a partir de 8 anos.

Conteúdo: História da Musica, Teoria Musical, Percepção Musical, Violão Popular, Técnica Instrumental Especifica e Prática Coletiva e Individual de Violão.

Professor Edmar Luiz Souza: Estudou Violão no Conservatório de música Alberto Nepomuceno, Historiador - Especialista em Gestão Publica Municipal, Especialista em Gestão Publica Municipal - Universidade da Integração Int. da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Bacharelando em Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB.



FLAUTA DOCE - SEGUNDA-FEIRA E TERÇA-FEIRA – 18H00 ÀS 18H50 E 19:00 ÀS 20:00  / PROFA. JAQUELINE FERREIRA




A Flauta Doce é um dos instrumentos mais acessíveis, muito comum encontrá-lo em projetos sociais, como em organizações não governamentais, em apresentações culturais, etc. A Flauta Doce é um instrumento com uma grande versatilidade, tendo um campo de atuação desde cursos de musicalização as salas de concerto. Por essas características, o instrumento funciona como uma grande ferramenta de transformação social, possibilitando que muitos tenham acesso a música.  Podem participar pessoas a partir de 6 anos.
.
Conteúdos: Sustentação do instrumento, Respiração, Articulação, Dedilhados e formação de escala, Alfabetização Musical através da Flauta, Estudos Melódicos e Formação de Repertório.


Professora Jaqueline Ferreira: Cursando Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), aluna do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde estuda Flauta doce, Teoria, Percepção e Coral. Participou  dos festivais Eleazar de Carvalho, Festival de Música na Ibiapaba, entre outros. Atualmente, atua como violoncelista na Orquestra Jovem Adventista de Fortaleza e professora voluntária da SOARTE, ensinando Flauta Doce.


FLAUTA TRANSVERSAL – DOM 8H ÀS 10h – PROF MANOEL TEODÓSIO

A Flauta transversal (também conhecida como Flauta Moderna ou Flauta Böhm) é uma evolução, em termos científicos, da Flauta Transversal Barroca (Também conhecida como Traverso). Esse instrumento foi projetado por Theobald Böhm e apresentado a Europa em 1847. Dentre as principais características que a diferenciavam de sua predecessora, estavam: Amplitude Sonora e Homogeneidade. A necessidade desses aspectos acentuou-se com o crescimento do público consumidor de arte nas salas de concerto a partir da ascensão da burguesia em ocasião da revolução francesa.

Conteúdo: Postura, Sustentação do Instrumento, Respiração, Embocadura específica, Mudança de Registro, Harmônicos, Dedilhados e formação de escala, Articulação, Estudos Melódicos e Formação de Repertório.



CLARINETE: Segunda-feira e Terça-feira – 18H30 às 20:00 / José Luciano e Israel Ferreira



Saxofone: Quarta-feira – 18H00 às 19:00 / Moacir Marques.



TROMBONE - DOMINGO 08:00 ÁS 09:30 / GENILSON SILVA




 PRÁTICA COLETIVA ATRAVÉS DA  BANDA DE MÚSICA - QUARTA-FEIRA 18:00 ÁS 18:00 / MOACIR MARQUES




Em 1831 são criadas as primeiras Bandas de Música da Guarda Nacional, que se espalharam pelo país e foram responsáveis pela formação de muitos músicos de renome, tanto do meio Erudito como popular. Os Flautistas, Patápio Silva e Altamiro de Carrilho vieram de Bandas de Música.

Banda de Música Sons da Aratanha:

O projeto da Banda de Música da Soarte busca oferecer aos jovens da comunidade a oportunidade aprimorarem suas habilidades musicais como também promover cidadania. Ao terem contato com o repertório Brasileiro-tradicional de banda e também o repertório erudito, eles tem acesso a seletos conteúdos da cultura brasileira e universal, transmitido através da música por diversos compositores ao longo da historia da música Ocidental. Entendemos que a arte é também um meio de partilhar experiências, conhecimentos e afetos. Através das apresentações realizadas na comunidade, buscamos desenvolver nos estudantes o hábito de partilha (Partage).

Conteúdos abordados na oficina Prática de Banda de Música:

Cultura Musical, Dinâmica na prática coletiva, Afinação Coletiva, Precisão Rítmica, Postura, Respiração, Articulação, Fraseologia Musical, Formação de Repertório, Preparação para o Mercado de trabalho.

POESIA E LITERATURA – QUINTA-FEIRA 18h30 ÀS 20h45 / PROF. LUIZ VIANA

A difusão da literatura nos meios de comunicação, tem revelado grandes poetas e poetisas. Na internet, é comum encontrar fotos acompanhadas de textos dessa linguagem que o público se identifica. A Soarte está atenta a essas manifestações, por isso, oferta a oficina Poesia e Literatura com o objetivo de oferecer o conhecimento e o prazer literário.

Conteúdo: Conceito de Prosa e Verso. Poesia: conceito e definição. Poesia popular: Cordel, quadras, troca, etc. Poema x Poesia. Poema: Verso estrofe, rima e ritmo, e metrificação. Leitura: Interpretação e declamação de poema. Compor, declamar e socializar poemas; como recitar em público (memória, postura e dramatização).

Professor Luiz Viana: Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Escritor de obras literárias como Inspirações de Momentos e Poetas da Aratanha. Palestrante em escolas municipais e eventos culturais com recitação de poemas e contação de historias. Atualmente, atua como coordenador da Biblioteca Municipal Carlos Cavalcante e professor de Poesia e Literatura da SOARTE.


Página inicial