Nas
oficinas de prática instrumental da Soarte, buscamos desenvolver, além do
aspecto técnico, habilidades musicais fundamentais que permeiam todo o fazer
musical. Em nossos cursos oferecemos conteúdos e vivências práticas que abrangem diversas áreas, tais como: Alfabetização Musical, Percepção
Musical, Coordenação Rítmica, Boa Postura, Qualidade de Respiração, Afinação
Coletiva, Formação de Repertório e Criatividade.
Um dos instrumentos mais conhecido no mundo, principalmente, no Brasil,
o violão está presente no campo e na cidade, em diferentes gêneros e estilos
como MPB, Choro, Pagode e Jazz. É um instrumento básico, bastante usado por
artistas em carreira solo, bandas e orquestras. É também um dos mais procurados
por quem está iniciando na música. Podem participar pessoas a partir de 8 anos.
Conteúdo: História
da Musica, Teoria Musical, Percepção Musical, Violão Popular, Técnica
Instrumental Especifica e Prática Coletiva e Individual de Violão.
Professor Edmar
Luiz Souza: Estudou Violão no Conservatório de música Alberto Nepomuceno, Historiador - Especialista em Gestão Publica Municipal,
Especialista em Gestão Publica Municipal - Universidade da Integração Int. da
Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Licenciado em História pela Universidade
Estadual Vale do Acaraú – UVA. Bacharelando em Antropologia na Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB.
FLAUTA DOCE - SEGUNDA-FEIRA E TERÇA-FEIRA – 18H00 ÀS 18H50 E 19:00 ÀS 20:00 / PROFA. JAQUELINE FERREIRA
A Flauta Doce é um dos instrumentos mais acessíveis, muito
comum encontrá-lo em projetos sociais, como em organizações não governamentais,
em apresentações culturais, etc. A Flauta Doce é um instrumento com uma grande
versatilidade, tendo um campo de atuação desde cursos de musicalização as salas
de concerto. Por essas características, o instrumento funciona como uma grande
ferramenta de transformação social, possibilitando que muitos tenham acesso a
música. Podem participar pessoas a partir de 6 anos.
.
Conteúdos:
Sustentação do instrumento, Respiração, Articulação, Dedilhados e formação de
escala, Alfabetização Musical através da Flauta, Estudos Melódicos e Formação
de Repertório.
Professora Jaqueline Ferreira: Cursando Licenciatura em Música pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE), aluna do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno,
onde estuda Flauta doce, Teoria, Percepção e Coral. Participou dos
festivais Eleazar de Carvalho, Festival de Música na Ibiapaba, entre outros.
Atualmente, atua como violoncelista na Orquestra Jovem Adventista de Fortaleza
e professora voluntária da SOARTE, ensinando Flauta Doce.
A Flauta transversal
(também conhecida como Flauta Moderna ou Flauta Böhm) é uma evolução, em termos
científicos, da Flauta Transversal Barroca (Também conhecida como Traverso).
Esse instrumento foi projetado por Theobald Böhm e apresentado a Europa em 1847.
Dentre as principais características que a diferenciavam de sua predecessora,
estavam: Amplitude Sonora e Homogeneidade. A necessidade desses aspectos
acentuou-se com o crescimento do público consumidor de arte nas salas de
concerto a partir da ascensão da burguesia em ocasião da revolução francesa.
Conteúdo: Postura,
Sustentação do Instrumento, Respiração, Embocadura específica, Mudança de
Registro, Harmônicos, Dedilhados e formação de escala, Articulação, Estudos
Melódicos e Formação de Repertório.
Saxofone: Quarta-feira – 18H00 às 19:00 / Moacir Marques.
TROMBONE - DOMINGO 08:00 ÁS 09:30 / GENILSON SILVA
CLARINETE:
Segunda-feira e Terça-feira – 18H30 às 20:00 /
José Luciano e Israel Ferreira
Saxofone: Quarta-feira – 18H00 às 19:00 / Moacir Marques.
TROMBONE - DOMINGO 08:00 ÁS 09:30 / GENILSON SILVA
PRÁTICA COLETIVA ATRAVÉS DA BANDA DE MÚSICA - QUARTA-FEIRA 18:00 ÁS 18:00 / MOACIR MARQUES
Em 1831 são
criadas as primeiras Bandas de Música da Guarda Nacional, que se espalharam
pelo país e foram responsáveis pela formação de muitos músicos de renome, tanto
do meio Erudito como popular. Os Flautistas, Patápio Silva e Altamiro de
Carrilho vieram de Bandas de Música.
Banda de Música Sons da Aratanha:
O projeto
da Banda de Música da Soarte busca oferecer aos jovens da comunidade a
oportunidade aprimorarem suas habilidades musicais como também promover
cidadania. Ao terem contato com o repertório Brasileiro-tradicional de banda e
também o repertório erudito, eles tem acesso a seletos conteúdos da cultura
brasileira e universal, transmitido através da música por diversos compositores
ao longo da historia da música Ocidental. Entendemos que a arte é também um
meio de partilhar experiências, conhecimentos e afetos. Através das
apresentações realizadas na comunidade, buscamos desenvolver nos estudantes o
hábito de partilha (Partage).
Conteúdos abordados na oficina
Prática de Banda de Música:
Cultura
Musical, Dinâmica na prática coletiva, Afinação Coletiva, Precisão Rítmica, Postura,
Respiração, Articulação, Fraseologia Musical, Formação de Repertório,
Preparação para o Mercado de trabalho.
A difusão da literatura nos meios de comunicação, tem revelado grandes poetas e poetisas. Na internet, é comum encontrar fotos acompanhadas de textos dessa linguagem que o público se identifica. A
Soarte está atenta a essas manifestações, por isso, oferta a oficina
Poesia e Literatura com o objetivo de oferecer o conhecimento e o prazer
literário.
Conteúdo: Conceito de Prosa e Verso. Poesia: conceito e definição. Poesia popular: Cordel, quadras, troca, etc. Poema x Poesia. Poema: Verso estrofe, rima e ritmo, e metrificação. Leitura: Interpretação e declamação de poema. Compor, declamar e socializar poemas; como recitar em público (memória, postura e dramatização).
Conteúdo: Conceito de Prosa e Verso. Poesia: conceito e definição. Poesia popular: Cordel, quadras, troca, etc. Poema x Poesia. Poema: Verso estrofe, rima e ritmo, e metrificação. Leitura: Interpretação e declamação de poema. Compor, declamar e socializar poemas; como recitar em público (memória, postura e dramatização).
Professor
Luiz Viana: Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do
Acaraú. Escritor de obras literárias como Inspirações de Momentos e
Poetas da Aratanha. Palestrante em escolas municipais e eventos
culturais com recitação de poemas e contação de historias. Atualmente,
atua como coordenador da Biblioteca Municipal Carlos Cavalcante e
professor de Poesia e Literatura da SOARTE.